21 de set. de 2009

Só se o calo doer.

Eu. Eu. Eu. Eu. Os outros.

Quem discorda que a maioria das pessoas pensa assim levanta a mão.
...
...
Bom. Bom mesmo. Na verdade, nada bom, nem um pouco.
Em todos os lugares, quase o tempo inteiro, as pessoas pensam primeiro no eu, depois no eu,(depois no eu de novo) e por último no outro. E só quando o problema chega até a gente que tomamos alguma atitude - ou não(o que vem sendo mais comum).

Acomodadas, as pessoas(nós mesmo, genteN) se acostumaram aos problemas, se acostumaram à miséria, se acostumaram à violência. É preciso dar umas chacoalhadas(e uns bons tapas também) (sim, eu tenho andado violenta ultimamente) no povo;
às vezes, precisamos levar na cara(literalmente - ou não) para mudarmos.
É preciso que nos atinja pra que tentemos melhorar alguma coisa. Tenho certeza que todo mundo já percebeu, já pensou nisso. E agir que é bom,nada.
_
Mas quem sou eu pra falar?
Não vou negar que me enquadro no grupo dos revolucionários-preguiçosos; e juro que tô só esperando ter idade suficiente pra fazer o título de eleitor e sair gritando e brigando pelo mundo.
_
A questão é que se a chuva não molha o meu cabelo, ela não me incomoda; se a seca não mata a minha roça, ela não me assusta; se a minha nota não diminuiu com a mudança da questão, eu não tô nem aí; se meu almoço tá prontinho na hora, eu não ligo pra quem tem fome; se meu emprego tá garantido, eu não tô nem ligando pros desempregados do mundo; até a crise dos Estaduzinidos não me afetar, ela não passava de notícia diferente no Jornal Nacional; enquanto a gripe suína não pegou parente ou amigo meu, eu ignoro; enquanto a dengue não chegou na minha casa, eu não cuido, não previno; se eu não sinto frio, eu pouco me importo com quem vive na rua; e por aí vai.
_
É assim que a maioria pensa, direta ou indiretamente.
Só espero que alguém me diga até quando.

5 comentários:

Anônimo disse...

first!

primeiro um não a violência...não vamos quebrar o pau com o povo né!

somos assim mesmos

precisamos criar mais consciência e fraternidade!

cada só procura ver seu próprio pirão, mas não é nisso que consiste a vida em sociedade, porque se for assim, o homem avançou muito pouco desde que saiu das cavernas!

revoltei-me

Marcos Rocha Queiroz disse...

A sociedade foi criada pra acabar com os problemas q ela mesma criou...

esse post me lembrou aquela propaganda da globo (sem mechandising) em q as crianças enxergam os problemas das ruas, e os pais já acham tão normal ignorar, q nem os enxergam.

não deixa de ser verdade... eh simplismente o q acontece hj...

um outro problema da sociedade, é achar q tudo acontece somente com os outros.

não preciso tirar a água pq aqui em casa não vai ter dengue; não preciso usar camisinha pq não vou pegar aids; não preciso ajudar crianças com Adrenoleucodistrofia pq meus filhos nascerão sem essa doença e consecutivamente não precisarei de ajuda.

e por aí vai...

mas é isso... se fossemos educados para não agir assim, certamente o Brasil seria 1º mundo...

Unknown disse...

Verdade acredito que devemos tomar aprender com os nossos erros mas talvez seja o nosso maior erro não se incomodar com a situação das pessoas que muitas das vezes não está ao nosso redor(principalmente no brasil...ou seja 5º mundo eu acho ...)ver pessoas passando fome,se humilhado perante um sinal para conseguir alguns trocados para levar algo para comer,isso está tão no cotidiano que nem ao menos nos importamos,sendo algo do descaso de "nós seres humanos".Em tempos para diversas pessoas a unica coisa que importa é o seu bem estar,não importando com os fatores externos
nany tá meio violenta mesmo (presente no texto "(sim, eu tenho andado violenta ultimamente) no povo...".

As vezes quero mudar o mundo mas antes de tentar muda-lo, preciso mudar a mim mesmo

Karol disse...

É, eu estava mesmo com saudade de seus textos, rá *-*. Pois é. o ser humano é assim, não se preocupa com o que extende-se além do seu próprio umbigo, e ainda diz que não tem alma pequena ¬¬

Felipe. disse...

a verdade da verdade... eh que todos nós somos um pouco [ ou muito ] egoístas...[quase] ninguém quer pagar o preço pelo bem do outro et cetara e tal... o mundo está completamente cego... as pessoas não enxergam a sua volta... elas simplesmente fecharam os olhos... e se elas olham... elas não reparam...

é como disse saramago no livro: somos cegos... que vendo.. não Vêem