2 de jul. de 2009

Puro egoísmo (parte 1)

Já repararam o rumo que as discussões tomam quando as pessoas levam para o lado pessoal, e deixam de tomar a sociedade como um conjunto, como um todo?

A maioria das pessoas vive na utopia de um mundo melhor e menos desigual, só que ninguém doa tudo para os pobres, ou procura fazer uma ação conjunta para tentar mudar alguma coisa. - É muito mais simples criticar o governo, não acham?

Se o assunto é o sistema de cotas, todo mundo tem um irmão/primo/papagaio que ficou de fora por causa de um negro ou pobre[alguém que nunca teve incentivo algum para estudar (convenhamos que o nosso ensino público não é muito inspirador e estimulante)] e por isso é completamente contra.

Eu não sou a favor, porque, para mim, essa não é a solução - só ameniza o problema por uns tempos e acalma os possíveis espíritos revolucionários de alguns estudantes.

Quando se fala em reforma agrária, quem tem um tio/avô/padrinho que é fazendeiro logo se exalta com o único(e fraco) argumento:" Se a terra fosse sua,você daria??"( a única diferença entre o que todo mundo fala é a analogia feita para tentar aproximar da realidade de quem ouve). Só que ninguém pensa nas pessoas que passam frio e fome e vivem ao relento, sem ter de onde tirar o básico para sobreviver, ninguém pensa em como deve ser não ter nada, além de esperança de conquistar um pedaço de terra.

Quer ver o circo pegar fogo?? Fale em religião. Católicos, protestantes, espíritas, judeus, hindus, budistas, mulçumanos, pais e mães de santo, e tantos outros. É só pisar no calo; falar uma verdadezinha que seja ou tocar num tema delicado de cada(ou qualquer) crença que os ânimos se alteram.

Por fim, as pessoas nunca vão deixar de lado o hábito de olhar somente para o próprio umbigo e passar a enxergar a sociedade de uma maneira geral como um resultado de um trabalho em equipe, onde às vezes o bem de um não é o bem de todos e vice-versa.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Por fim, as pessoas nunca vão deixar de lado o hábito de olhar somente para o próprio umbigo e passar a enxergar a sociedade de uma maneira geral como um resultado de um trabalho em equipe, onde às vezes o bem de um não é o bem de todos e vice-versa."
___________________________________

eu mantenho a esperança...

Anônimo disse...

sobre a cota nas univertsidades, deveria sim existir cota, mas não pra negros e sim pra pessoas de baixa renda,pq muitos filhinhos de papai imbecies e futil que não sabe o que é sofrer na vida e só conhece passar bem pelo dinheiro, vão pra UEFS e quando passa no vestibular ganham um carro zero da mamãe, vcs bosais hipocritas que acham que o mundo só cgira em torno de quem tem dinheiro deveriam saber que existem muitas pessoas que não tem condições financeiras mas tem um carater inenaraveis. o homem mas famoso de todo mundo foi jesus cristo e foi um homem pobre, riquinho tem fazer faculdade particular e deixar a UEFS pra pessoas de baixa renda poderem sonhar com futuro mmelhor. se arrombe babaca.