1 de nov. de 2010

Coração de estudante


(texto escrito ao som de Coisas da vida - Rita Lee)



Eu passei o ano todo reclamando. Acordar cedo, segunda a sexta, aula nas quintas de tarde, provas todos os sábados, simulados, notas, pressão. E agora eu to com medinho de sentir falta. Parece que quanto mais distante do final mais fácil é pensar 'tomara que acabe logo' e, à medida que vai realmente acabando logo, dá aquela sensação de fim de barra de chocolate na tpm - você come em 5min e pensa: "Poxa. Já acabou.." E procura mais e não acha.



Os seis primeiros meses foram desgastantes, mas tranquilos, porque ainda não estávamos com a Ufba batendo à nossa porta. Mas depois de agosto do desgosto parece que o tempo voou.

Na última quarta, tivemos uma aula da saudade. Foi o fim da picada. Foi o dia em que eu fiz uma retomada do ano, dos anos, dos amigos, dos não-amigos. Foi o dia em que eu sentei sozinha em casa e revi o filme todinho, desde a quinta série. As 'melhores amigas' que já tive, as inimizades, as criancices abafadas, o primeiro beijo, os primeiros dias de aula, as primeiras intrigas, as primeiras gincanas, olimpíadas e afins. A timidez ao ser nova numa escola, as paixonites, os casinhos, os amigos, as provas, nenhuma recuperação(até então, né '-').


Foi na última quarta que eu coloquei os pesos na balança e me perguntei do que eu sentiria falta, de quem eu sentiria falta, o que foi importante, o que eu deixei passar, os arrependimentos. Fiz uma faxina em mim mesma no quesito vida na escola. Essa reflexão não cabe aqui, não vou citar nenhum nome,mas sugiro aos meus colegas que a façam, é importante.


Sábado depois da última prova, do último simulado, a ficha caiu um pouquinho. Dali em diante, a convivência mudaria, a rotina mudaria, eu mudaria.. Parece dramático mas é a verdade; nós não sabemos o que nos reserva adiante, cada um vai pra um canto e a vida é isso mesmo. Dá até vontade de chorar..




"Depois que eu envelhecer

Ninguém precisa mais me dizer

Como é estranho ser humano

Nessas horas de partida.."

3 comentários:

Anônimo disse...

poxa nany, nem fale de saudade, e o drama da separação e de partir pra longe de quem vc passou não sei quantos anos juntos e gosta tanto, ou alguém que vc passou dois meses conversando e gosta mais ainda, mas é a vida, "nem desistir nem tentar, agora tanto faz .-." poxa nany, poxa nany, poxa nany, vai acabar o que era nossa vida até agora e aí a gente vai começar a construir a vida, até que dá uma vontade chata de deixar tudo do jeito que tá, mas não dá, é andar pra trás, é querer parar no tempo, ser anacrônico, eu espero manter todos que gosto a distância do meu coração e ao alcance de um telefonema.

beijo ruiva, vc sabe cutucar a ferida .-.

jamile. disse...

O pior... é que essa não é a UNICA 'hora de partida' da vida. haieoaheioahe. muuitas ainda virão... e sempre sentiremos esse gosto amargo da despedida. Mas que essas despedidas não sejam pra sempre... que as amizades verdadeiras continuem puras, que os contatos não sejam perdidos. (:

Andressa disse...

E pode crer, nanny, a geente sente MUITA falta... meesmo! (mefezlembrarmeuterceirão =/