25 de mar. de 2011

Violência.. mas pra quê?

Esses tais seres humanos que abrem a boca para a auto-denominação de 'civilizados'. Mas civilizar quer dizer sair do estado primitivo, polir, progredir, e de que tipo de progresso falamos? Organizações sociais cheias de regras e costumes inexplicáveis? Ou tecnologia em massa, desenvolvimento intelectual e afins?
Somos civilizados porque vivemos em ordem(?).. Mas que ordem é essa? Que ser humano é esse?

Brigas entre torcidas organizadas são frequentes - quantos pais de família que apenas queriam assistir a um clássico podem ter morrido inocentemente apenas por estar usando a camissa errada na hora e lugares errados? - , bullys nas escolas - quantas crianças depressivas, agressivas e reprimidas mais serão criadas por outras que usam da agressão verbal, moral e física para se sentirem 'melhores' ? - , brigas de trânsito - quantos motoristas nervosinhos irão discutir ou atropelar ciclistas, motociclistas, pedestres,etc ? - , atentados terroristas - quantos homens bomba ainda precisamos pra entenderem que Alá não curtiu isso? - , pedofilia - quantas crianças ainda terão que ser vítimas para isso ter um fim? - estupros - quantas mulheres terão sua dignidade violada pela própria fraqueza ainda? -, quanta violência e agressão gratuita(sem nenhuma motivação) ainda teremos que tolerar, assistir e 'entender' ?

Porque, na boa, eu não entendo. Comunicamo-nos o tempo inteiro, então, de repente, um soco fala mais alto, uma bala foge do controle, enfim, a palavra perde seu papel e a coisa fica feia - basta ver,por exemplo, vídeos amadores de brigas no Carnaval(que eu me recuso a criticar, deixo pra Raquel Sherazade) que resultam em feridos e em fim de festa para alguns.
Eu não entendo porque é tão difícil dizer DESCULPE-ME. E porque, às vezes, torna-se também tão difícil OUVIR.

Será que é esse tipo de civilização que o dicionário define?


Por favor, um mundo de paz. Logo..

Um comentário:

Anônimo disse...

"(...)With, without
And who'll deny it's what the fighting's all about

Out of the way, it's a busy day
I've got things on my mind

For want of the price of tea and a slice
The old man died"
Us and Them - Pink Floyd

1º - O ter e o não ter, quem pode negar que essa é a razão de todas as brigas? Querer ser melhor que o outro a qualquer custo pra que? Ah sim, um prazer egoísta e solitário.
2º - Nossa incapacidade de ouvir o próximo, por achar que nossos problemas são bem mais importantes e ignorar que o outro também pode estar passando por dificuldades.
3º - Nossa submissão. Se os outros tem problemas, foda-se, eu não me importo enquanto não for um grande problema pra mim. A nossa incapacidade de querer ajudar o próximo.

Espero que isso um dia mude .-.