5 de set. de 2012

Caso New Hit e a cultura do estupro

Desde que a notícia primeira foi dada, fiquei receosa. Até que se prove o contrário, o homem é inocente. Confirma, coleguinhas de direito? Pois bem...
 Duas jovens menores de idade acusam nove rapazotes de uma banda de pagode de estupro(26/08). Segundo elas, o abuso teria acontecido quando foram pedir autógrafos no ônibus da banda após um show numa micareta do interior da Bahia.
Pois bem, havia a acusação e houve o exame de corpo de delito, cujo resultado foi divulgado na segunda-feira (3). E então, finalmente, dou a mim mesma o direito de dizer um 'ai' sobre o assunto. Porque o meu 'ai' não é nada diante do grito que esse caso representa.
Em todos esses dias, tenho ouvido as mais diversas opiniões, vindas de pessoas com todo tipo de formação e crença.
"Ah, mas o que elas foram procurar dentro do ônibus??"
"Elas saíram sem nem falar com a mãe"
"O que essas meninas de 15/16 anos faziam na rua às 3 horas da manhã?"
"Quando eu tinha essa idade,eu não fazia isso"

Foi tanto absurdo que eu ouvi e li por aí que, por vezes, deu aquela revoltinha, vontade  de dar a louca e tudo mais. Mas, como ser civilizado, optei pelo meu espaço de expressão opinativa.
E vamos combinar agora algumas coisas...
O fato de elas estarem (como outras jovens estavam) pedindo autógrafos no ônibus da banda não justifica absolutamente nada neste caso. Nem a postura dos "branquinhos" da New Hit, quando a aceitação de algumas pessoas que acompanham o caso. Porque? Livre arbítrio, meus bens. Direito de ir e vir, conforme a legislação brasileira.
Nenhum cantor, músico, artista, o que diabo for, tem o direito de se achar no direito (redundante,porém é isso que eu quero dizer) de abusar de qualquer fã que seja.
E nenhum homem(muito menos) tem o direito de usar, tocar, fazer reticências com qualquer mulher (maior ou menor de idade) sem o seu consentimento, apenas pelo fato da "circunstância permissiva", que, de certo modo, era onde as moças se encontravam.

Essa cultura de estupro, em que a vítima é  culpada, já foi. Não pode mais ser engolida, nem por homens e, principalmente, por mulheres.
Por favor. Acordem. Ou acordemos, eu diria. Piadinhas devem ser deixadas de lado, pois o assunto não é brincadeira.
Nove homens, duas moças.
Qual a graça disso?


Vamos ver o desenrolar do caso, pra ver se os bonecos conseguem sobreviver ao sistema penintenciário brasileiro e seu sistema paralelo de leis...

Nenhum comentário: