14 de abr. de 2011

Um Oxford pra chamar de Meu.

Feira de Santana(BA) é uma cidade conhecida pelo seu comércio, diversificado, forte e blábláblá. Confiando nesta bendita fama, fui até o centro da cidade(Sales Barbosa/Senhor dos Passos) em busca do sapatinho mais cute do momento, os famosos(pelo menos pra mim) Oxford.
Eu passei pelas 'maiores' e mais conhecidas lojas de calçados(Mersan/Jorasan/Zig) e os super gentis(ironia? onde?) vendedores, quando eu falava a palavra Oxford, olhavam pra a minha com cara de que-diabo-é-isso-menina? e diziam "ÓX-FóRDi? Tem não..". O pior é que parecia que eu não sabia falar, e vejam bem...
Lá vou para as lojinhas miúdas e encontrei(finalmente) um bonitinho. Mas... poxa, e aquele que eu vi na Riachuelo que provocou esse caso de amor irresoluto? Fui na Riachuelo. E o bendito não estava mais lá! (mistérios da meia noite) Lá vou eu (novamente, eu sei, tá repetitivo...) pra as lojinhas miúdas que ficavam próximas das lojinhas grandes. E encontrei o lindo, o tchutchuco que está hoje ali na minha cômoda (ainda dentro da caixa!)(o meu é no mesmo modelo desse; só que é rosa/goiaba, mais ou menos assim) .

Ok, este relato não pretende ser fútil, apesar de vir de uma apaixonada por sapatos, e sim crítico.
No meio da minha busca incansável, eu percebi o quão os vendedores são mal treinados, ou mal pagos, o que os leva a um atendimento que eu diria não ser dos melhores. Infelizmente, ainda não há no empresário feirense a percepção de que o crescimento da sua empresa depende também do tratamento dado pelo vendedor ao cliente, que compra, paga e quer ser bem recebido. Observei também que, apesar de ter toda a fama, o comércio de Feira é bastante conservador, desligado das tendências fashionistas; não que isso seja importantíssimo, até porque a massa de consumidores da cidade está apenas interessada em ficar bonitinho(quem liga pra moda mesmo?), entretanto, este fator demonstra um certo retrocesso, uma falta de visão mais ampla do mercado. Mas, quem sou eu pra falar dos comerciantes exploradores de vendedores de Feira,né?
Só consumidora. Não consumista, jamais. Mas consumidora, que pesquisa e que escolhe pelo atendimento, não só pelo preço.

Um comentário:

@Tai_Nascimento disse...

Eu tenho um igualzinho! :d E pelo visto a mesma cor que o seu ;)